Cais da Ribeira de Ovar, que Futuro?

 





O cais da Ribeira, (Foto: Joaquim Margarido)





No Passado dia 19 de Janeiro reuniram na casa de Júlio Dinis, em Ovar, um grupo de pessoas que debateram o tema: "Cais da ribeira de Ovar, que futuro?"
Por ser tema que consideramos de interesse coletivo, e porque o impulso para a cidadania não acontece demasiadas vezes, decidimos desta vez apontar este caminho, mais um entre os que se revelam decisivos para se investir em Ovar, para visitar Ovar, para viver e crescer aqui, em Ovar.

Que esta terra necessita de fatores de atratividade enquadrados nas novas realidades culturais, profissionais, económicas, e políticas é um facto que passará incólume no mais rigoroso polígrafo.

PORTANTO, este "manifesto a reunir",  enviado a um pequeno grupo de pessoas, pois para começar é necessário assentar alguns consensos, dizia o seguinte: 


O cais da Ribeira, a cidade e a cidadania


1-    O desenho urbano do centro histórico da cidade de Ovar resulta, em grande medida, da força estruturante do cais da Ribeira e das relações de mobilidade de pessoas e mercadorias entre os territórios da Ria de Aveiro e o interior do Território.


2-    O Cais da Ribeira de Ovar tem uma grande densidade de interpretações históricas, ocupa um local privilegiado no contexto da relação da Ria com a Cidade e juntamente com o lugar dda Ribeira, Sta Catarina,  ponte e ermida  de S. Roque, e com a presença do Rio Cáster, formam uma unidade territorial de transição Terra/Água de forte valor simbólico e narrativo. Estamos em presença de um sítio “aquamórfico”, de elevado interesse paisagístico e ambiental.

 

3-    O cais da Ribeira de Ovar é circundado por construções onde funcionam armazéns, habitações e uma histórica firma de refinação de sal (Maricéu). Encontra-se atualmente numa situação periférica e de elevado grau de segregação em relação à cidade, e ali ocorrem situações  que podem incentivar a marginalidade e a delinquência. 

 

4-    A Associação CENARIO obteve a licença de ocupação do Domínio Público Hídrico nº L009857.2022.RH4A, emitida pela ARH-Centro, para um conjunto edificado situado no Cais da Ribeira de Ovar, com a área aproximada de 1400 m2. Este conjunto de edifícios encontra-se bastante degradado e a necessitar um profundo restauro, mas, face aos objetivos da cenário, de índole museológica e de promoção da “arte dos barcos”, este  espaço pode assumir o papel de “Projeto Âncora”, revitalizando e recuperando o Cais da Ribeira e a sua envolvente para a vida coletiva da cidade, de cujo centro dista apenas, 1,5 km.

 

5-    O espaço do Cais da Ribeira de Ovar é fortemente condicionado por instrumentos de ordenamento do território, nomeadamente o PDM de Ovar e todas as condicionantes que lhe estão adstritas, o que não permite a alteração significativa do uso destes espaços.

 

6-    Pelo exposto, pelo elevado potencial do sítio e pelas condicionantes em presença, pensamos que é oportuno despoletar um processo de reflexão coletiva sobre este tema: Que futuro para o cais da Ribeira de Ovar? E com as conclusões daqui decorrentes elaborarmos um Programa e um cronograma de ações que pudesse orientar e justificar com rigor e transparência um processo de requalificação dos espaços do cais da Ribeira e sua envolvente.

 7-    O resultado desta reflexão seria partilhado com a Câmara Municipal de Ovar, com a  Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, e com outras instituições e associações locais de modo a que se iniciasse um processo concreto de revitalização deste espaço, diferenciador e de grande importância para a identidade e afirmação dos ovarenses. 


Este "Manifesto a Reunir" teve bastante aceitação. De tal modo que está marcada uma outra reunião, lá para finais de fevereiro, que procurará obter conclusões a serem partilhadas por quem decide nas esferas de ordenamento e desenvolvimento territorial. 

Devemos afirmar que a coesão territorial não é tema exclusivo dos interiores, das montanhas e dos planaltos. Aqui, na planície, detetamos muita desagregação territorial, sendo que o território são essencialmente, pessoas. 


Devemos agradecer ao sr. vereador Alexandre Rosas e ao diretor da  museu de Júlio Dinis, dr. A. França a cedência do espaço por umas horas.


Cais da Ribeira, 1900 (?) Construção Naval. Fragatas e Varinos iam, via marítima, daqui até ao Estuário do Tejo...


 

Finais de 1960. A atividade no cais era ...o sal.

Comentários