Territórios aquáticos



Praia do Baleal.

Atougia da Baleia.

Peniche . (peixe)

Demasiadas coincidências.
Os peixes, tal como os mamíferos marinhos e mesmo os navegantes, por vezes errantes, procuravam estas conchas de mar e de terra, enseadas e abrigos, ora para a desova, em rituais de renovação de pele, limpeza de parasitas rebolando-se nos seixos arredondados dos fundos de cálidas águas, ora para descanso de longas e trágicas travessias, reparações de navios, saques e raptos, reabastecimentos.

Foi encomendado um estudo a um grupo de sábios liderado pelo Eng. Veloso Gomes, quando se fala de defesa da costa marítima fala-se deste senhor, para relatar o estado confuso e inoperante dos mecanismos com juridição sobre estes territórios. São dezenas, e a legislação actua como um campo minado que dificilmente permite um qualquer projecto mesmo que sustentável, a chegar a seu termo. Claro que se está mesmo a ver quais os que lá chegam... aqueles que conseguirem o mapa das minas, divertindo-se o "legislador" a mudar as minas de quando em vez, pois assim dá trabalho a novos e velhos cartógrafos pagos a peso de ouro, pois terão a incumbência de colocar minas mais modernas, e guardar bem guardado o segredo.
Agora são os PIN, só para alguns ostentarem a lapela reluzente. Reflexos de Troia, Helena e o cavalo, a história repete-se:
Chega o Cavalo, grande majestoso, lindo, moderno, derruba umas tantas torres, abana vigoroso a crina, relincha com estilo, e repousa. Afugenta mamíferos marinhos e navegantes errantes, a desova será outra, talvez esturjão.

Sobre o território lembro mais uma vez aquela história índia, relatando que os brancos, a discutirem de quem era a terra, mais pareciam as pulgas a discutirem de quem era o cão...

Mas sim, estude-se mais uma vez o assunto. Anule-se toda a legislação. Centralize-se em apenas três entidades a jurisdição sobre a costa, simbolizando a terra, a água e o ar. Eu dou um exemplo de PIN. Um barco sobre a água, movido á vela, e uma casa á beira mar.
Casa-terrea, Barco-nauta, Vela-vento.
Multipliquemos pois os CBVs.

Parece-me muito melhor que um cavalo fora de escala cheio de soldados traidores lá dentro.
Quanto a Helena, talvez esteja a regressar a Tróia... Numa viagem, embarco-a-vê-la, descobrindo finalmente o seu destino.





foto: SNIG ( serviços de informação geográfica)


Comentários

Unknown disse…
I cann't quite make this out. what is it? On one hand it look like a bit of ice and on the other it look like it was taken deep in the sea. I'm an American poet who is trying to find out if my poetry can stand up across cultural lines and you can help me with this buying visiting my poetry site and letting me know what you think. Please feel free to jump around the site and leave a comment anywhere within
davidepatton.blogspot.com
I have a chap book that just came out and you can have it for free from
http://persistenciapress.tripod.com
persistencia_press@yahoo.com
Thank You
David
Anónimo disse…
Helder,

o teu texto é brilhante e dá que pensar.

..Keep up the good work and...

...let me take advantage of my privileged status as commenter to answer to david's question: it's an aerial vue of a tiny little bay close to Peniche, a costal town in the center of Portugal. Nice isn't it?...
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Grande Prosápia,
We are almost on-line...

good feelings!
hfm disse…
Obrigada pela visita. Gostei de te ler.