Praia do Baleal.
Atougia da Baleia.
Peniche . (peixe)
Demasiadas coincidências.
Os peixes, tal como os mamíferos marinhos e mesmo os navegantes, por vezes errantes, procuravam estas conchas de mar e de terra, enseadas e abrigos, ora para a desova, em rituais de renovação de pele, limpeza de parasitas rebolando-se nos seixos arredondados dos fundos de cálidas águas, ora para descanso de longas e trágicas travessias, reparações de navios, saques e raptos, reabastecimentos.
Foi encomendado um estudo a um grupo de sábios liderado pelo Eng. Veloso Gomes, quando se fala de defesa da costa marítima fala-se deste senhor, para relatar o estado confuso e inoperante dos mecanismos com juridição sobre estes territórios. São dezenas, e a legislação actua como um campo minado que dificilmente permite um qualquer projecto mesmo que sustentável, a chegar a seu termo. Claro que se está mesmo a ver quais os que lá chegam... aqueles que conseguirem o mapa das minas, divertindo-se o "legislador" a mudar as minas de quando em vez, pois assim dá trabalho a novos e velhos cartógrafos pagos a peso de ouro, pois terão a incumbência de colocar minas mais modernas, e guardar bem guardado o segredo.
Agora são os PIN, só para alguns ostentarem a lapela reluzente. Reflexos de Troia, Helena e o cavalo, a história repete-se:
Chega o Cavalo, grande majestoso, lindo, moderno, derruba umas tantas torres, abana vigoroso a crina, relincha com estilo, e repousa. Afugenta mamíferos marinhos e navegantes errantes, a desova será outra, talvez esturjão.
Sobre o território lembro mais uma vez aquela história índia, relatando que os brancos, a discutirem de quem era a terra, mais pareciam as pulgas a discutirem de quem era o cão...
Mas sim, estude-se mais uma vez o assunto. Anule-se toda a legislação. Centralize-se em apenas três entidades a jurisdição sobre a costa, simbolizando a terra, a água e o ar. Eu dou um exemplo de PIN. Um barco sobre a água, movido á vela, e uma casa á beira mar.
Casa-terrea, Barco-nauta, Vela-vento.
Multipliquemos pois os CBVs.
Parece-me muito melhor que um cavalo fora de escala cheio de soldados traidores lá dentro.
Quanto a Helena, talvez esteja a regressar a Tróia... Numa viagem, embarco-a-vê-la, descobrindo finalmente o seu destino.
foto: SNIG ( serviços de informação geográfica)
Comentários
davidepatton.blogspot.com
I have a chap book that just came out and you can have it for free from
http://persistenciapress.tripod.com
persistencia_press@yahoo.com
Thank You
David
o teu texto é brilhante e dá que pensar.
..Keep up the good work and...
...let me take advantage of my privileged status as commenter to answer to david's question: it's an aerial vue of a tiny little bay close to Peniche, a costal town in the center of Portugal. Nice isn't it?...
We are almost on-line...
good feelings!