Terra -Nauta

Pelas inóspitas paragens de Dagarei, os sábios Tabelionares transgrediam na sapiencia aveludada dos pergaminhos historico-políticos, desafiando o devir, o que aparentemente colocava a estirpe de Merloc-Ploc em trajectória derrocante e preocupante. Os variáveis concorrentes autárquicos destas paragens demonstravam uma inusitada tendência para as ondas solucionadoras da superfície terrosa e húmida do locus e, afogueando os incautos, prometiam nova onda de ilusão, alicerçada apenas em finos fios sedosos e frágeis, tecendo no encanto consideráveis mutações evolucionistas. O desenvolto movimento manipulante e demagógico dos variáveis eleitos colocava mais uma vez os elementos tabelionares em rota de colisão, Auros, Argentibes, Alumério, Plutónio, Cálcitério, e os outros, afrodisiavam-se, pensando na mercutilação dos carpos ( ou seriam corpos?)

Nisto, Fernão Mendes, ainda em busca de uma passarola voadora muito para além da boa esperança, fiel aos seus ascendentes navegantes de alexandria, explorava possibildades de amarração em qualquer território fértil, possibilidade de aterrissagem da passarola, pois o seu timoneiro embora perdido, não era estúpido.
Esta aliás a grande lição dos Lusos navegantes, saberem escolher sítios para a sedimentação de cidades e fortalezas, cumprindo o sonho de um terceiro império, legado genético que os impulsionava rumo ao oriente, a paragens nunca dantes experimentadas, mas onde as estirpes locais os recebiam com zarabatanas e zagaias mal contidas. Fossem aqueles os Íncas ou os Aztecas...

Neste episódio, Fernão Mendes acreditava nessa inteligência mais ou menos consciente do padre Bartolomeu e seus acompanhantes que por causa do "periolofório" e da ideia de um cozinhado a bordo os tinha lançado para além das nuvens.
Buscava, subindo um rio, o local possível desse encontro épico, momento que daria um novo alento á razão Lusa, que por ora andava perdida em sonhos de umas reformas antecipadas, e de outros previlégios como o de recuperar Santarém aos touros, ou as oliveiras de Olivença, contando para isso com os célebres Lanceiros, de inspiração inglesa.
Pena Wagner ainda não ter composto as Valquírias, e Marlon Brando ser ainda um rapazote, senão diríamos que a história se repete nos filmes, embora a história mesmo que se repetisse nunca seria vista do mesmo modo.

De súbito, para além do meandro daquele rio, ouviam-se vozes, um canto temperado por campaínhas de timbre melodioso, e o som de fundo de uma cascata. A nau quinhentista de fernão mendes iria ser confrontada com um Cenario surpreendente...

Eram as terras do " ó que som tem", por analogia com as terras do Var, de Vento, de Velas e de aVes, muito próximas de Dagarei.

Comentários