Patrimónios


Um "Vouga"

Foto: Helder Ventura


Fotografia obtida no cimo da Ponte da Varela aí em 1984, no cruzeiro da Ria.
Ao leme o arq. Pompílio Souto e Margarida Freire, esticando-se ao sol. O outro tripulante não se reconhece... Mas ele reconheceu-se. É o Rui Fidalgo Ventura, também arquitecto de profissão. Á época professava ainda mareações de estudante. Teria sido esta viagem decisiva?

A Classe Nacional "Vouga" foi criada pelo Sport Algés e Dafundo pelas mãos de João Padinha Sacramento, entre 1939 e 1942. Esta classe apresenta barcos como o da figura, ( uma versão evoluida de finais dos anos 60.)
Este "barco" está a ser restaurado na associação CENÁRIO, no cais do Puxadouro, em Válega - Ovar.

Originários dos "Center Boards" da Costa Nova, fabricados pelo S. Gordinho a pedido de capitães da marinha, nomeadamente os que comandavam Lugres Bacalhoeiros. O primeiro parece ter sido construído em meados dos anos 20. O mais antigo que se conhece está no Museu marítimo de Ílhavo, doado pelo seu proprietário, arq. Ventura da Cruz. É um marco fundamental para a história da vela de recreio em Portugal. ( meus caros amigos do Museu, esta embarcação precisa cuidados de recuperação rapidamente... contactem-me.)

Um património a descobrir e a preservar, onde se incluem os "Sharpies 12 m" e os "Andorinhas".
Incentivar a pratica da vela e a redescoberta da Cultura Náutica, é despoletar um potencial de desenvolvimento, também turístico. Sem constrangimentos nem barreiras nem preconceitos. Recuperemos estas classes já extintas. São os nossos "clássicos" da vela por excelência. Sem esquecer os "Andorinhas" e os "Sharpies".

" Um dia teremos que recuperar, sempre com atrazo, tudo o que tinhamos quando eramos atrazados" - Boaventura de Sousa Santos.

Comentários

Anónimo disse…
Já não me lembrava que num dos cruzeiros que fiz com o Pompílio, a Guida era a outra tripulante. Gostei de rever esta fotografia. Um abraço, rv
Anónimo disse…
Já não me lembrava que num dos cruzeiros que fiz com o Pompílio, a Guida era a outra tripulante. Gostei de rever esta fotografia. Um abraço, rv