Os Números Romanos

A numeração romana ainda se ensina. Fiquei assim um pouco surpreendido quando o meu filho me veio dizer que já sabia os números romanos. Lá relembrei eu com ele aquela trapalhada de somar e subtrair pausinhos a letras... Coisas do passado que se acumulam, mas que persistem em nos dizer diferenças. Mais uma vez os árabes e seus contributos civilizacionais, a matemática e a astronomia tão longínquas, o que se passou, porque demorámos tanto a descobrir a energia nuclear? Diz-se que em Silves os camponeses falavam em verso...
Porque se inventaram tantos entraves á normal evolução da ciência? Nos foram os sábios que iam retirando mistérios ao entendimento do mundo tantas vezes perseguidos por aqueles que viam nesse entendimento um atentado ás suas crenças e ao poder instituído, que era o poder da religião?
E o que dizer da transformação dos teatros gregos em arenas de sangue? perpétuada em autos de fé... no Rossio, o espectáculo das execuções em público...
Nunca conheci nenhum dominicano, nem me apetece saber para que lado estão orientados os urinóis. A não ser que esta questão tivesse a ver com a higiene dos espaços públicos, o odor das multidões, que horror nas campanhas políticas...

XIV / II / MMV .

Esta a data de hoje. Dia dos namorados. Flores, portanto. E mais uns odores para disfarçar.

Comentários