NOÇÕES DE VIAGEM

Embora distante e esporádica, Clara Ferreira Alves ocupa as minhas leituras de manhãs tardias. Apesar do tom cáustico que deixa escapar aqui e ali, de um certo snobismo que lá longe se adivinha, (mas ser snob não é pecado) gosto do que escreve e escreve bem. Gostava no entanto que de quando em vez, em acordando com sorriso despreocupado, escrevesse deixando escapar um toque da felicidade que por certo vive.
Por isso, quando li a sua última "pluma" senti-me leve e feliz por ter verificado que se deixou contagiar pela alegre e optimista alma brasileira. O tom do seu texto, as cores, o cuidado que denota em não se ausentar em demasia do sério tema, deixa-nos também respirar o optimismo que confessa, como se estivesse a avisar-nos "vejam lá o tema é sério e triste a condição portuguesa..." Caprichosa, sem dúvida, a Clara.
E, como o tema aqui há dias foi a ecologia, ( o homem em interacção com o meio), registo que os espaços os sons as cores os odores e as pessoas que nos rodeiam são fundamentais na busca do sentido da felicidade que queremos dar á vida. Aquele Brasil fez bem á Clara. Viajar, relativisar e transformar o nosso quotidiano, deveriam ser parceiros do essencial, paz, pão educação, saúde habitação, meio ambiente.... e como distantes estamos de tão pouco.

Comentários