É a cultura...

Em dia de festa para a Região de Aveiro, reuniram-se autarcas, ex-autarcas, presidentes de instituições e publico, na biblioteca municipal de Estarreja. Ambiente quase familiar.
Sem "powerpoints", o que se revelou interessante detalhe comunicacional, os intervenientes valeram-se de notas e de discursos cujo tema geral era "O Turismo". 
Intervenções de um modo geral interessantes de representantes da Turismo Centro, da Universidade de Aveiro, da CIRA,  um Agente Turístico e um "Marketeer", teceram notas e apontaram caminhos e ideias sobre o que temos e o que poderemos oferecer, de modo diferenciado, aos visitantes, aos turistas.
E a Náutica de Recreio, estando eu presente, também se referenciou delineando possíveis navegações no território do desenvolvimento da Região.
Devo dizer que, ao mais alto nível, ainda não se percebeu que, a náutica de recreio, englobando o desporto e o lazer nas suas diferentes escalas, pertence a um conceito muito mais abrangente e importante. Muito para além dos barcos, das marinas, das regatas ou do surf. Sempre que um barco veleja, rema ou flutua  é a Cultura Náutica e o Conhecimento que perdura e cresce.
É a arte dos barcos que se afirma. É um fator identitário e diferenciador que permaneçe.
Cultura Náutica, Navegabilidade, Turismo. E claro, a arte e a beleza dos barcos.

Falou-se pouco de cultura . Talvez ouvindo a Orquestra das Beiras, no programa da noite, já que as senhoras que lá estavam, trajadas a rigor e representando um grupo etno-folclórico, não se ouviram nem dançaram.







.

Comentários